stream blurred


Dias 13 e 14 de março de 2014

Na INTERCOM – São Paulo - SP

Inscrições gratuitas e certificado


>

Programação - Dia 13 Março 2014

Quinta Feira

14:00

Abertura

Tema: Abertura oficial do evento com menção aos trabalhos produzidos em parceria pelo OBCOM e pelo CIMJ no decorrer de 2013.

Duração: : 30 minutos

Participantes:

  • Prof. Dr. José Marques de Melo
  • Prof. Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt
  • Profa. Dra. Margarida Kunsch
  • Profa. Dra. Cristina Costa (OBCOM)
  • Profa. Dra. Ana Cabrera (CIMJ)
  • Profa. Dra. Mayra Rodrigues (OBCOM)
  • Profa. Dra. Roseli Figaro (OBCOM)

14:30

Mesa 1: Censura e liberdade de expressão na atualidade

Tema: Os aspectos da censura na contemporaneidade precisando dois conceitos – Liberdade de Expressão e Censura e fazendo breve reconstituição de sua trajetória histórica a partir do pensamento greco-romano como desdobramento de sua concepção democrática da vida política. Na Modernidade, essa concepção se consubstancia na Declaração do Homem e do Cidadão (1789) e, mais tarde, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Analisa o conflito entre a existência do Estado e o respeito à Liberdade de Expressão, especialmente na primeira metade do século XX, quando governos ditatoriais fizeram da censura parte do aparelho de Estado. O conceito contemporâneo de liberdade de expressão envolve além do afastamento entre poder e comunicação, diversidade, pluralismo e acessos aos meios de comunicação.

Duração: : 1 hora e 30 minutos

Participantes:

  • Profa. Dra. Cristina Costa
  • Profa. Dra. Ana Cabrera
  • Profa. Dra. Mayra Rodrigues
  • Profa. Dra. Roseli Figaro

16:00

Coffee Break

16h30

Mesa 2: Poder, Mídia e Liberdade de Expressão

Tema: O desenvolvimento dos meios de comunicação tem levado a uma concentração de poder por parte de agências e empresas de comunicação, assim como à busca por domínio da informação. Este cenário fez com que diversos países criassem órgãos de controle da mídia. Esta sessão vai analisar pontos positivos e negativos de tais propostas e as críticas que desencadeiam. Irá, ainda, de maneira mais abrangente, pensar as possibilidades da relação entre mídia e poder no sentido de uma livre expressão.

Duração: 2 horas

Participantes:

  • Profa. Dra. Diana Andringa
  • Prof. Dr. Paulo Cunha
  • Profa. Dra. Isabel Ferin

18:30

Encerramento e coquetel

Lançamento do livro "Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Censura: Brasil e Portugal"
e do livro "Comunicação e Controle: Observações sobre liberdade, controle e interdição de expressão".

Ambas publicações do Obcom editadas e lançadas pela entidade Intercom.


Programação - Dia 14 Março 2014

Sexta Feira

10:00

Mesa 3: Preconceito, minorias e produção simbólica

Tema: Uma das formas contemporâneas de controle da comunicação e da produção artística está relacionada à maneira de lidar com a voz das ditas minorias e sua presença nas narrativas midiáticas. Entende-se que a produção simbólica está relacionada também a processos de interdição. Um dos temas a serem abordados, nesse âmbito, é conhecido como o politicamente correto, termo que designa as sanções que manifestações de escárnio, preconceito ou agressão podem ser previstas contra os autores. Pretende-se analisar as ideias que estão na base da polêmica que essa tendência da atualidade desencadeia no campo da comunicação e da produção artística.

Duração: 2 horas

Participantes:

  • Profa. Dra. Mayra Rodrigues
  • Profa. Dra. Barbara Heller
  • Prof. Dr. Ferdinando Martins
  • Prof. Dr. Elias Thomé Saliba

12:00

ALMOÇO

Local: Térreo da Intercom.

14:00

Mesa 4: Arte, educação e cidadania

Tema: A liberdade de expressão é muitas vezes relacionada diretamente com o jornalismo e a liberdade de imprensa. Nesta sessão, vamos abordar as transformações que ocorreram na produção artística e na educação com relação às formas de controle identificáveis na atualidade em diferentes partes do mundo, tanto no campo das pedagogias do ensino e das normas para o bem fazer da arte, no âmbito da ficção e do entretenimento.

Duração: 2 horas

Participantes:

  • Profa. Dra. Renata Palottinni
  • Prof. Dr. Adilson Citelli
  • Profa. Dra. Ana Bela Moraes
  • Profa. Dra. Claudia Mogadouro
  • Profa. Dra. Teresa Flores

16:00

Coffee Break

16:30

Mesa 5: Jornalismo, Literatura e Liberdade de Expressão

Tema: Internet, televisão, tendências da censura e da leitura nos novos meios. A partir da segunda metade do século XX, uma nova realidade social se configura no mundo com o fim da União Soviética (e fim da Guerra Fria política e cultural), advento das mídias digitais e da comunicação globalizada e em rede. Este Módulo discutirá as transformações da comunicação e, consequentemente, do conceito de Liberdade de Expressão e Censura nesse novo contexto. Abrange as transformações na prática da comunicação e da literatura nas formas atuais privadas, indiretas, plurais e globalizadas de censura.

Duração: 2 horas

Participantes:

  • Profa. Dra. Sandra Reimão
  • Prof. Dr. Francisco Rui Cádima
  • Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro
  • Profa. Dra. Leonor Areal
  • Prof. Dr. Eugênio Bucci

18:00

Encerramento e coquetel

Participantes

    Prof. Dr. Adilson Citelli


14 Março 2014
Mesa 4 - Arte, educação e cidadania


Professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP. Desenvolve trabalhos principalmente sobre relações entre comunicação, educação e linguagem. Foi coordenador do PPGCOM-USP e é membro do Comitê Assessor de Comunicação do CNPq.

    Profa. Dra. Ana Bela Moraes


14 Março 2014
Mesa 4 - Arte, educação e cidadania


Doutora em Teoria da Cultura e investigadora de Pós-doutoramento, com o projecto Cinema e Censura: amor e violência em Portugal e Espanha (1968-1974), no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, colaborando com o Centro Media e Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Estudos de Cultura, Análise de Narrativas Fílmicas, História da Cultura e Estudos Literários.

    Profa. Dra. Ana Cabrera


13 Março 2014
Abertura, Mesa 1 - Censura e liberdade de expressão na atualidade


Docente da disciplina de História dos Media no Curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora auxiliar do Centro de Investigação Media e Jornalismo. Coordena desde 2012 o projeto Censura e métodos de controlo das informações em teatro e cinema. Antes, durante e depois do Estado Novo. Tem como principais áreas de interesse: História dos Media e Jornalismo; Comunicação política; Estudos sobre censura ao teatro e ao cinema.

    Prof. Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt


13 Março 2014
Abertura



Doutor em Letras e presidente da Intercom. Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes cênicas, Crítica teatral, Teoria do jornalismo, Comunicação social e Teoria da comunicação.




    Profa. Dra. Barbara Heller


13 e 14 Março 2014
Abertura e Mesa 3 - Preconceito, minorias e produção simbólica


Docente do Mestrado e do Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip), parecerista ad hoc da Fapesp. Pós-doutoranda na ECA-USP, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa. Leciona no curso de Letras, nível graduação, no Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de comunicação e literatura, com ênfase nos seguintes temas: estudos de gênero, estudos culturais, leitura, mídia impressa e identidade. É membro do Comitê Científico do OBCOM.

    Profa. Dra. Claudia Mogadouro


14 Março 2014
Mesa 4 - Arte, educação e cidadania



Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Ministra cursos de difusão cultural de História do Cinema e foi consultora pedagógica do Projeto Tela Brasil. Suas pesquisas atuais englobam os seguintes temas: Educomunicação, Formação Audiovisual, História da Cultura Brasileira, Cinema, Educação e Transdisciplinaridade.




    Profa. Dra. Cristina Costa


13 e 14 Março 2014
Abertura e Mesa 1 - Censura e liberdade de expressão na atualidade


É Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade de São Paulo, Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA/USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Arte, Educação, Sociologia e Comunicação Digital. É coordenadora do OBCOM e do Projeto Temático Comunicação e Censura - Análise teórica e documental de processos censórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP, com apoio da FAPESP.


    Profa. Dra. Diana Andringa


13 Março 2014
Mesa 2 - Poder, Mídia e Liberdade de Expressão


Jornalista com doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa. Integrou a Comissão de Trabalhadores da RTP e foi presidente da Direção e da Assembleia-Geral do Sindicato dos Jornalistas.  Trabalhou como jornalista tanto na imprensa escrita como na televisão pública. Trabalhou como cineasta independente, fazendo documentários, sobretudo sobre o fascismo e o colonialismo portugueses.





    Prof. Dr. Elias Thomé Saliba


14 Março 2014
Mesa 3 - Preconceito, minorias e produção simbólica


Graduado, Doutor e Livre-Docente em História pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Teoria da História pela USP, especializou-se em História da Cultura, com ênfase no Brasil do período republicano. Seus estudos mais recentes giram em torno da história do humor no Brasil, envolvendo as diversas linguagens da representação cultural. É membro do Comitê Científico do OBCOM.




    Prof. Dr. Eugênio Bucci


14 Março 2014
Mesa 5 - Jornalismo, Literatura e Liberdade de Expressão


Professor Doutor da ECA/USP e Diretor do curso de Pós-Graduação em Jornalismo, com ênfase em Direção Editorial da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Também articulista, escreve para o jornal O Estado de S. Paulo e Revista Época. Atua como colaborador eventual do site "Observatório da Imprensa".






    Prof. Dr. Ferdinando Martins


14 Março 2014
Mesa 3 - Preconceito, minorias e produção simbólica


Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Vice-diretor do Teatro da USP (TUSP). Coordenador do Programa USP Diversidade. Atualmente, desenvolve as pesquisas "Interdição e Produção Simbólica: a censura ao cinema e ao teatro na República Islâmica do Irã" e "Corpo, gênero e sexualidade no teatro brasileiro: da repressão à cena contemporânea (1970-2010)". É membro do Comitê Científico do OBCOM.

    Prof. Dr. Francisco Rui Cádima


14 Março 2014
Mesa 5 - Jornalismo, Literatura e Liberdade de Expressão


Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (DCC-FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. Vice Presidente do CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo. Membro da Direção da revista Media e Jornalismo do CIMJ. Desenvolve pesquisa sobre audiovisual, comunicação e novas mídias.




    Profa. Dra. Isabel Ferin


13 de Março 2014
Mesa 2 - Poder, Mídia e Liberdade de Expressão


Professora Associada com Agregação da Universidade de Coimbra. Foi professora da Universidade de São Paulo de 1983 a 1991 e da Universidade Católica de Lisboa, 1992-2002. Foi vice-presidente do CIMJ e tem coordenado alguns projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia/Portugal. Coordenou o Projeto Media, Imigração e Minorias Étnicas. Coordena desde 2006 a secção portuguesa do projeto internacional Observatório de Ficção Ibero-Americano. Integra o projeto Inclusão e Participação Digital desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Austin no Texas /EUA (2009-2011). As suas áreas de interesse são: Análise dos Media (Imprensa e Televisão); Públicos, Audiências e Receção; Ficção Televisiva (Telenovelas e Séries) e Comunicação Política.

    Prof. Dr. José Marques de Melo


13 Março 2014
Abertura



Possui doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação - Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo brasileiro, Gêneros jornalísticos, Pensamento comunicacional latino-americano, História das ciências da comunicação.





    Profa. Dra. Leonor Areal


14 Março 2014
Mesa 5 - Jornalismo, Literatura e Liberdade de Expressão


Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Leiria. Investigadora do CIMJ, com doutoramento em Ciências da Comunicação e Cinema. Trabalha na convergência interdisciplinar das áreas de Literatura, Comunicação, Educação e Cinema.

    Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro


14 Março 2014
Mesa 5 - Jornalismo, Literatura e Liberdade de Expressão




Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Colaborador da Universidade de São Paulo na área de Ciências da Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. 

    Profa. Dra. Margarida Kunsch


13 Março 2014
Abertura





Professora titular da Universidade de São Paulo e diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. É atualmente presidente da Socicom - Federação Brasileira das Associações Acadêmicas e Científicas de Comunicação. Atua nas áreas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

    Profa. Dra. Mayra Rodrigues


13 e 14 Março 2014
Abertura,
Mesa 1 - Censura e liberdade de expressão na atualidade, Mesa 3 - Preconceito, minorias e produção simbólica


Professora Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Atua nas áreas de teoria da Comunicação, Filosofia da Linguagem, Psicanálise, tendo o jornalismo, e a produção midiática em geral, como foco de reflexão. É uma das pesquisadoras principais junto ao projeto temático A cena paulista - estudo da produção cultural de São Paulo, de 1930 a 1970, a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP, apoio FAPESP, em que desenvolve linha de pesquisa sobre palavras censuradas. Lidera, ainda, proposta pedagógica para as disciplinas que ministra na graduação e projeto de pesquisa sobre o jornalismo face ao direito de livre expressão, atividades com apoio do CNPq.

    Prof. Dr. Paulo Cunha


13 Março 2014
Mesa 2 - Poder, Mídia e Liberdade de Expressão


Doutorando em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra com o projeto de investigação Novo Cinema Português, dedicado ao estudo das tentativas de renovação do cinema português entre 1949-80. É membro do grupo de trabalho Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Investigador integrante do projeto Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema, pelo CIMJ. É Membro fundador e dirigente da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.

    Profa. Dra. Renata Palottinni


14 Março 2014
Mesa 4 - Arte, educação e cidadania



Professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, fomento ao teatro, cidade de São Paulo e licitação pública. É membro do Comitê Científico do OBCOM.

    Profa. Dra. Roseli Figaro


13 Março 2014
Abertura, Mesa 1 - Censura e liberdade de expressão na atualidade


Professora Livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho e pesquisadora do OBCOM. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Verbal e Teorias da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Mundo do Trabalho, Gestão da Comunicação e Comunicação/educação.

    Profa. Dra. Sandra Reimão


14 Março 2014
Mesa 5 - Jornalismo, Literatura e Liberdade de Expressão


Professora Livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciencias e Humanidades (EACH) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (PPGCOM-ECA). Atua principalmente nos seguintes temas: editoração, livros, mercado editorial brasileiro, interfaces dos livros com outras mídias. É membro do Comitê Científico do OBCOM.

    Profa. Dra. Teresa Flores


14 Março 2014
Abertura, Mesa 4 - Arte, educação e cidadania



Professora Auxiliar da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação.  Participação no projeto "Política no feminino: políticas de género e estratégias de visibilidade das deputadas parlamentares" portuguesas, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. membro do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, da UNL. Doutorada em Ciências da Comunicação na especialidade de Comunicação e Cultura pela Universidade Nova de Lisboa (2010). Apresentou a dissertação " A Fotografia na Produção do Espaço e outras imagens. Investigação sobre o imaginário das vistas de cima na cultura ocidental" (UNL, 2009).  Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1998). A dissertação intitula-se "Cinema e Experiência Moderna" (publicada nas edições Minerva Coimbra, 2007).

Inscrições



Inscrições a partir de agora
no local de acordo
com disponibilidade

Localização


Local:

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom


Rua Joaquim Antunes, 705 – Pinheiros
São Paulo - SP

informações: (11) 3091-1607